quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Como enfrentar as dificuldades

Dificuldades todas as pessoas tem, em maior ou menor grau, em determinado momento da vida. O que difere é a maneira como cada pessoa encara aquela situação e se dispoe a tentar resolver. Realmente existem problemas que estão acima do que podemos resolver, pelo menos de imediato, e como lidar com este tipo de dificuldade?
Inicialmente diria que uma maneira é encarando as situações como passageiras e que cedo ou tarde alguma resolução ou solução acontecerá.
Pessoas que encaram a vida de uma maneira mais otimista e que não se posicionam como derrotados, conseguem superar de uma melhor forma. Tudo depende do peso que cada um dá para aquela problemática e também de quanto a pessoa acredita que aquilo é passageiro e que a solução será encontrada.
Tem pessoas que de antemão já acham que não tem solução, que nada adiante ser feito e que não vale a pena continuar tentando achar uma saída. Estes são os que sofrem mais com a situação. Estes são os que deprimem, os que não conseguem encarar a vida como algo bom e único.
Então a postura pessoal, a capacidade de separar os problemas pessoais de outras coisas, como por exemplo, momento de trabalho. O não descontar em quem está próximo, conseguir pensar em outras coisas durante o dia, isso tudo também ajuda. Pois o problema maior está em ficar pensando continuamente na dificuldade e vivendo como se só aquilo existisse, como se não existisse outras pessoas, com outros problemas, outros assuntos, outras realidades e outros interesses.
A maioria dos problemas, cedo ou tarde chegam a alguma solução. Não adianta ficar ruminando aquilo diariamente. Claro que precisamos pensar em saídas, caminhos que podem ser trilhados para resolver. Claro que muitas vezes depende de uma força de vontade imensa para superar a situação e isso só se encontra dentro de nós mesmos. Mas existem maneiras de conviver bem com situações dificeis, é só ter calma, paciência e saber analisar o que pode ser feito.
Quando a problemática é muito grande, que a pessoa acredita não conseguir dar conta sozinha. Existe a possibilidade de se procurar uma terapia. O psicólogo auxiliará no processo de conseguir enxergar os caminhos, enxergar as possibilidades e dará o suporte que a pessoa necessita para enfrentar aquele momento. Trabalhando as características pessoais, ajudando a pessoa a se valorizar, melhorando a auto estima e mostrando que uma atitude mais positiva ajuda nos momentos de crise.

Nessa semana, no dia 26 de Outubro de 2010, o nosso blog Espaço Psique completou 1 ano de existência. E estamos muito felizes com os resultados alcançados até o momento. Esperamos que nosso espaço tenha vida longa e que seja de muita utilidade para as pessoas sempre.

2 comentários:

disse...

Ei!
Parabéns pelo primeiro ano de blog!
Publiquem mais textos!
;)

Felipe Moreira disse...

"Quem busca problemas, problemas encontrará. Quem busca soluções, felicidade encontrará" - Jean Paul Sartre

Nada mais a acrescentar.