terça-feira, 3 de novembro de 2009

Será que estou dando limites???

Existem muitas dúvidas atualmente em como educar os filhos, muitas dúvidas sobre como agir, o que é certo e o que é errado na educação. Como saber se estou dando limites ou não? Destaco agora algumas dicas do que não é dar limites:
- Primeiramente, bater nos filhos para que se comportem;
- Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem ou estão com vontade de fazer;
- Ser autoritário(dar ordens sem explicar claramente os porquês);
- Gritar com a criança para ser atendido,impor a lei do "mais forte";
- Deixar de atender as necessidades de fome, segurança, afeto, sede, etc., porque hoje você está cansado.
É muito importante lembrar sempre que dar limites não é uma questão de opção, pois existe uma série de problemas futuros que podem ser causados pela falta de limites.
Educar um filho não é uma tarefa fácil, sem dúvida é muito complexo, com muitas situações inesperadas para a maioria dos pais.
De uma maneira geral, as crianças são muito espertas e questionadoras. Não aceitam explicações que para nós adultos pareceriam óbvias. As vezes leva-se um longo tempo para se alcançar o objetivo esperado.

3 comentários:

Felipe Moreira disse...

"Porque sim", "Porque eu estou mandando", não servem pras crianças. Elas são mais espertas e atentas do que muitos adultos sequer percebem. Precisamos aprender a ouvi-las e ensina-las, ou elas é que acabarão por nos educar (como aliás já vem acontecendo).

Unknown disse...

Esse eh um assunto que deveria ser discutido mais, pois muitas pessoas nao sabem direito como fazer, ou o fazem errado com base em folclore e televisao

Souza Bernal Mariana disse...

Bertran que excelente ver você escrevendo sobre assuntos tao interessantes.Amei!
o assunto do limite merece uma continuidade.
beijo enorme
Bernal