terça-feira, 3 de novembro de 2009

Será que estou dando limites???

Existem muitas dúvidas atualmente em como educar os filhos, muitas dúvidas sobre como agir, o que é certo e o que é errado na educação. Como saber se estou dando limites ou não? Destaco agora algumas dicas do que não é dar limites:
- Primeiramente, bater nos filhos para que se comportem;
- Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem ou estão com vontade de fazer;
- Ser autoritário(dar ordens sem explicar claramente os porquês);
- Gritar com a criança para ser atendido,impor a lei do "mais forte";
- Deixar de atender as necessidades de fome, segurança, afeto, sede, etc., porque hoje você está cansado.
É muito importante lembrar sempre que dar limites não é uma questão de opção, pois existe uma série de problemas futuros que podem ser causados pela falta de limites.
Educar um filho não é uma tarefa fácil, sem dúvida é muito complexo, com muitas situações inesperadas para a maioria dos pais.
De uma maneira geral, as crianças são muito espertas e questionadoras. Não aceitam explicações que para nós adultos pareceriam óbvias. As vezes leva-se um longo tempo para se alcançar o objetivo esperado.

3 comentários:

Felipe Moreira disse...

"Porque sim", "Porque eu estou mandando", não servem pras crianças. Elas são mais espertas e atentas do que muitos adultos sequer percebem. Precisamos aprender a ouvi-las e ensina-las, ou elas é que acabarão por nos educar (como aliás já vem acontecendo).

Little nich under the nose disse...

Esse eh um assunto que deveria ser discutido mais, pois muitas pessoas nao sabem direito como fazer, ou o fazem errado com base em folclore e televisao

Souza Bernal Mariana disse...

Bertran que excelente ver você escrevendo sobre assuntos tao interessantes.Amei!
o assunto do limite merece uma continuidade.
beijo enorme
Bernal