quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O ato médico

São doze as profissões da área da saúde que sairão prejudicadas com o Ato Médico(Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Técnicos em Radiologia). Da forma como está escrita, representa uma invasão ao campo de atendimento, determinando uma hegemonia da medicina. Isto está indo totalmente contra o momento vivido no campo da saúde, que é a multidisciplinaridade, ou seja, as mais variadas áreas da saúde deveriam caminhar juntas e não ter a área médica considerada como superior no campo da saúde. As demais profissões ficarão a espera de possíveis encaminhamentos dos médicos, quando ELES julgarem necessário aquele tipo de atendimento.
O projeto define também os médicos como responsáveis e lideres das equipes de saúde, como se o saber médico estivesse SEMPRE acima das demais profissões. Isso significa que todo e qualquer profissional da saúde só poderá agir sob a recomendação de algum médico.

Um comentário:

Felipe Moreira disse...

Por décadas lutamos para nos emancipar da medicina, não competindo, mas distribuindo campo de trabalho, um dando suporte ao outro, sem que um interfira com o outro.

A aprovação do Ato Médico representa um retrocesso em décadas de evolução científica.

Lutamos para evoluir, e quem deveria nos apoiar luta para nos regredir.