sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Deficiência Visual

O termo deficiência visual refere-se a uma situação irreversível de diminuição de respostas visuais, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento químico e/ou cirurgico e uso de óculos convencionais.
A diminuição da resposta visual pode ser leve, moderada, severa, profunda(que compõem o grupo de visão subnormal ou baixa visão) e ausência total de resposta visual(cegueira).
CEGOS - é considerado cedo aquele indivíduo que somente tem a percepção da luz ou que não tem nenhuma visão. Precisam aprender através do sistema Braille e de meios de comunicação que não estejam relacionados com o uso da visão. Tanto a visão subnormal como a cegueira total pode afetar a pessoa em qualquer idade, podendo tornar-se deficiente em qualquer fase da vida.
VISÃO REDUZIDA - acuidade visual dentro de 6/20 e 6/60, no melhor olho, após correção máxima. Sob o enfoque educacional, trata-se de resíduo visual que permite ao educando ler impressos a tinta, desde que os empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais.
CAUSAS - As principais causas da deficiência visual são: as infecciosas, nutricionais, traumáticas e causadas por doenças como as cataratas; as causas genéticas e degenerativas. As causas podem ser divididas também em congênitas oi adquiridas. As CONGÊNITAS podem ser: malformação oculares, glaucoma, catarata(rubéola e infecções na gestação), retinopatia(prematuridade), corioretinite(por toxoplasmose na gestação), atrofia óptica(problema no parto), degenerações retinianas(Sindrome de Leber) e deficiência visual cortical(encelofalopatias, convulsão e alterações no sistema nervoso). E as adquiridas podem ser: traumas oculares, catarata, degeneração senil da mácula, glaucoma, alterações retinianas relacionadas a hipertensão arterial ou diabetes.
Vários são os fatores de risco da deficiência visual, citados nos Parâmetros Curriculares Nacionais(2002), alguns mais comuns são: histórico familiar de deficiência visual por doença de caráter hereditário, como exemplo o Glaucoma; - histórico pessoal de diabetes, hipertensão arterial e outras doenças sistêmicas que podem levar ao comprometimento visual, como a esclerose múltipla; - senilidade: catarata, degeneração senil da mácula; - não realização de cuidados pré natais e prematuridade; - não utilização de óculos de proteção durante a realização de determinadas tarefas, como no manejo da solda elétrica; - não imunização contra rubéola da população feminina em idade produtiva, o que pode levar a uma maior chance de rubéola congênita, e consequentemente acometimento visual.
Em todos os casos citados, deve ser realizada uma avaliação oftalmológica para um diagnóstico do processo e possíveis tratamentos, em caráter de urgência.
DESENVOLVIMENTO: Todos podem se desenvolver, podem aprender, desde que sejam ensinados e mediados nesse processo. Temos que garantir igualdade de condições. Deve-se orienta-la, para que utilize os outros sentidos a fim de completar seus conhecimentos sempre que for necessário: tocar os objetos para conhece-los melhor, receber explicações a respeito de tudo o que não estiver vendo bem. É muito importante que a mãe brinque com a criança, descrevendo as cenas e as ações.

2 comentários:

Felipe Moreira disse...

Importante dizer que Deficiência é diferente de Invalidez, como muitos fazem parecer. Muitas vezes o preconceito parte do próprio deficiente, que se vê de forma menosprezada, subestimando sua própria capacidade de desenvolvimento.
Nossa sociedade ainda tem muito que aprender sobre como inserir estes indivíduos em seu contexto, pois muitas vezes eles são vistos como incapazes, e marginalizados como inválidos. Quando o certo seria dar-lhes condições, no mínimo humanas, para conviverem com as pessoas.
Há hoje em dia estabelecimentos que já incorporam o braile em suas publicidades, e alguns restaurantes possuem cardápios em Braile.
Este é um passo, que pode parecer simples, mas mostra um amadurecimento enorme por parte dos empresários modernos diante de um público, até então marginalizado.

Felipe Moreira disse...

Apenas para esclarecer, por condições humanas eu quero dizer não tratando nenhum tipo de deficiente como coitado, como muitas vezes fazemos, e nem ao menos percebemos, pois aprendemos assim.