segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Auto Estima

"O importante não é o que fazemos de nós, mas o que fazemos com o que fizeram de nós" Jean Paul Sartre
Sabemos que o ser humano é um ser social porque este desenvolve-se na relação que estabelece com o outro, pois primeiro é preciso sentir-se amado, para posteriormente amar a si mesmo, e por fim amar ao outro.
A auto estima como o próprio nome indica depende do amor que recebemos e do que gostaríamos de ter recebido enquanto bebês, crianças e mais tarde adultos. A auto estima resulta do sentimento do que a pessoa é e do que gostaria de ser, quanto maior a diferença entre o que somos e o que gostaríamos de ser, menor será a auto estima.
Os efeitos de uma baixa auto estima foram e continuam a ser estudados e comprovados, como resultados temos problemas relacionais, pertubações do comportamento alimentar como a bulimia e a anorexia, perturbações do humor como a depressão, perturbações da ansiedade como as fobias, etc. A baixa auto estima está no cerne de grande parte das nossas questões. Em suma, para nos estimarmos mais temos que nos conhecer melhor:
- Conhecemo-nos quando aprendemos a valorizar as nossas diferenças e semelhanças com o outros;
- crescemos quando percebemos que não somos e nem seremos perfeitos, resta-nos viver o melhor que pudermos, acreditando nas nossas capacidades e lutando para atingir os nossos objetivos.
A auto estima modifica-se e enriquece-se à medida que as experiências se sucedem e que a personalidade se desenvolve.
Toda pessoa consegue uma alta auto estima quando atinge êxitos iguais ou superiores às suas ambições. Durante a vida, a medida que passa por múltiplas experiências, a auto estima pode modificar-se, aumentar ou diminuir temporariamente. As mudanças que ocorrem nas diversas fases da vida integram-se numa continuidade. Surge, então, um sentimento de unidade e de coerência interior.
Dicas para aumentar a sua auto estima:
-Ser mais tolerante com os erros e/ou defeitos dos outros e com os seus, aceitar melhor as diferenças;
- Valorizar as suas virtudes e aspectos positivos;
- Praticar tanto quanto possível uma alimentação saudável, melhorando a sua saúde e disposição para enfrentar os problemas que surgem no dia a dia;
- Praticar exercício físico e mental, estimulando as suas capacidades físicas e cognitivas através de atividades que lhe proporcionem prazer;
- Sentir-se útil e vinculado, seja no trabalho ou em casa com a família e/ou amigos. Aumentando assim o seu sentimento de pertença, afinal é na relação que estabelecemos com os outros que aprendemos e nos desenvolvemos.

Um texto de Duí Kafure Rocha
Psicóloga em Portugal.

Um comentário:

Felipe Moreira disse...

"Na vida, temos de ser bons apesar de nós mesmos, pois se encaramos o Abismo, logo ele nos olhará de volta" - Nietzsche.
Auto estima é mais que uma palavra, é uma condição, uma escolha, uma decisão. É olhar o sol nascer e dar boas vindas ao novo dia e à nova esperança. É reconhecer que um dia nunca será igual ao outro. E que NÓS nunca somos os mesmos do dia anterior, pois todo dia recebemos novas marcas e experiências que nos preparam para a vida.