quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Todo ponto de vista é a vista de um ponto

Boa noite para todos.Vou postar hoje aqui um texto que considero muito legal, mas não é meu e infelizmente desconheço o autor.

Todo ponto de vista é a vista de um ponto

Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam.
Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são os seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.
A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiência tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.
Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.

É isso aí...., o que cada um pensa a respeito de um assunto nunca é igual. E todas leituras e releituras de tudo que se lê é muito importante. Nós também queremos as releituras, sugestões e críticas de quem passar por este blog. Mande também a sua dúvida. Sugira temas.

2 comentários:

Felipe Moreira disse...

"Eu tomarei teus olhos emprestado e colocarei no lugar dos meus, e pegarei meus olhos e colocarei no lugar dos seus. Assim, eu verei o mundo com seus olhos, e você verá o mundo com os meus"
Moreno, Pai do Psicodrama

juliana santos disse...

Rê, estou adorando suas matérias!

Bjs Jú - Neste Momento