segunda-feira, 17 de maio de 2010

Autonomia e Independência

Gradualmente a criança se torna capaz de assumir algumas tarefas e a sua autonomia, mas para isso os pais tem que estar preparados para deixar que as crianças tenham algumas experiências. Isso irá acontecer normalmente, conforme ela for sendo estimulada pelos adultos com quem convive.
Conforme o desenvolvimento infantil, a criança é capaz de desenvolver algumas atividades, segue abaixo um pequeno roteiro:

2 a 3 anos: já é capaz de trocar brinquedos com os amigos e não mais tomá-los a força, de sentar-se a mesa durante o lanche e de se alimentar sozinho.
3 a 4 anos: Nessa fase ela é capaz de cumprir regras de convivência construídos coletivamente e realizar tarefas como carregar a própria mochila e tirar o material escolar. Pode ainda usar o banheiro com a supervisão de um adulto.
4 a 5 anos: Manuseia os objetos pessoais e quando tem dificuldade motora solicita ajuda. Também tem condições de escolher com o que vai brincar. Troca de roupas sozinho, ajuda o professor na escola e participa de atividades em grupo.
5 a 6 anos: Já é capaz de escolher os amigos e brincadeiras. E também já pode ser responsável pelos seus materiais e brinquedos.

Algumas dicas:

Comer sozinha: entre 6 meses e 1 ano - com a supervisão do adulto, já pode levar pedaços de fruta(ex: banana ou mamão) sozinha até a boca. Com 1 ano pode começar a aprender a usar a colher.

Trocar a mamadeira pelo copo: a utilização do copo exercita a autonomia.

Largar a chupeta: até os 2 anos. A chupeta, álem de comprometer a arcada dentária, pode atrasar o desenvolvimento da fala, pois compromete os movimentos da lingua e dos lábios.

Deixar de usar fraldas: entre 2 e 4 anos. Quando a criança está pronta para tirar as fraldas, geralmente ela consegue avisar se está suja, ou se algo vai acontecer. Ou então, se passa a acordar seca, ou a não sujar muitas fraldas durante o dia, também é um sinal. Até os 5 anos é normal deixar escapar o xixi de vez em quando.

Escovar os dentes sozinho: a partir de 4 anos com supervisão. Sem ajuda após os 6 anos mais ou menos.

Tomar banho sozinho: a partir dos 6 anos.

Dormir na casa de um amiguinho: a partir dos 6 anos. Evidentemente essa decisão depende do grau de maturidade e grau de independência. Os pais devem ter cuidado para não pular etapas.

Navegar na Internet: a partir dos 6 anos. Mas não deve ocupar muitas horas do dia, e os pais devem supervisionar o uso.

Ganhar um celular: a partir dos 10 anos.

Receber mesada: a partir dos 6 anos (semanal) e 14 anos (mensal) - aos 6 anos a criança vivencia as primeiras situações de consumo longe dos pais, como a compra de um lanche na cantina da escola. Mais importante do que o valor é a forma como ele será gasto. Mesada não é prêmio, é um instrumento de educação. A criança deve prestar conta dos gastos. Ela também deve ser estimulada a poupar, o que constitui um aprendizado útil sobre planejamento e autocontrole.

Ir sozinho para a escola: entre 13 e 14 anos. Aos 11 anos os pais já devem ir ensinando o trajeto e ensinando a pegar o ônibus, etc. Já devem também ir ensinando a evitar atitudes de risco, como recusar carona de desconhecidos e andar, sempre que possível, na companhia de amigos.

Muitas dessas dicas são controversas e gera muita discussão entre os pais. De qualquer forma, essas fases variam de acordo com cada realidade familiar e de acordo com a maturidade de cada criança. Acredito que cada pai deve tentar conhecer ao máximo o seu filho, dessa maneira ele sabe definir o que seu filho já é capaz de fazer.

A fonte de algumas dessas dicas é a Revista Veja.

Um comentário:

Felipe Moreira disse...

Muito boas as dicas.
E controversas, sempre serão, pois cada pai insiste que "a sua maneira é a melhor".
Mas nada melhor do que coversar.