segunda-feira, 29 de março de 2010

Terapia em grupo: fazer ou não fazer??

Muita gente tem um pouco de resistência quando é indicada para participar de um grupo terapêutico e tem a falsa idéia de que numa terapia individual os resultados serão muito mais rápidos e eficazes!!!
Na realidade os dois tipos de terapia são muito eficazes, o caminho trilhado é diferente, mas o resultado final é muito gratificante.
Afinal, como funciona e o que é um grupo terapeutico??? É um grupo de pessoas, com necessidades semelhantes, que se reunem com um objetivo. E cada pessoa do grupo tem a sua individualidade.
É um espaço para compartilhar vivências, alegrias, preocupações, conflitos, sentimentos, etc.
O grupo é formado com a participação de todas as pessoas envolvidas naquele contexto. Um grupo nunca é igual ao outro, cada grupo é constituido de pessoas diferentes e suas histórias de vida; a união dessas diferentes identidades irá formar a identidade do grupo.
O grupo, enfim, envolve um processo de construção coletivo, onde cada participação fará com que se chegue a uma solução. São diferentes maneiras de lidar com situações semelhantes. É a possibilidade de aprender com a vivência do outro que o diferencia da terapia individual. E a demanda de assuntos costumam emergir do próprio grupo.
Geralmente as pessoas envolvidas no processo terapêutico em grupo se comprometem de verdade com este tipo de atendimento. E costuma ser muito prazeiroso a troca de experiências e vivências. As pessoas se identificam umas com as outras, o vinculo realmente acontece e o sigilo é muito levado a sério.
Os grupos podem ser fechados, ou abertos e com diferentes objetivos. Aqui foi falado mais do modelo fechado. Em breve poderão ser explorados mais o funcionamento do grupo aberto.

Um comentário:

Felipe Moreira disse...

Já participei de diversos grupos de terapia e devo dizer que a experiência é realmente única e não dá pra explicar.
Devemos ter a mente aberta, pois na terapia grupal não só SOMOS ajudados, mas temos ainda a chance de AJUDAR, e isto é muito gratificante.