quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Esquizofrenia Infantil

E esquizofrenia é um disturbio mental muito sério, que afeta a rotina da pessoa, uma vez que a pessoa sofre de alucinações e delírios. Geralmente é um distúrbio que inicia-se na adolescência, por volta dos 17 - 30 anos, mas existem casos mais raros do inicio ocorrer na infância.
Os sintomas podem ser: delírios, alucinações, distúrbios do pensamento. Estes podem ocorrer em crises ou surtos. Pode ocorrer a falta de cuidados com a higiene pessoal, a dificuldade de fazer planos, falar de seus sentimentos, dificuldade de falar sobre suas sensações. E pode ser prejudicial também para o processo de atenção/concentração, e para a memória. Não ocorre necessariamente todos esses sintomas juntos, por isso a importância de uma avaliação psiquiatrica, uma vez que é bastante difícil de se fechar este diagnóstico.
A causa da esquizofrenia ainda não foi descoberta. Existem hipóteses de ser uma combinação de fatores ambientais e genéticos.
O tratamento da esquizofrenia se faz com terapia psicológica, juntamente com medicamentos antipsicóticos, com o intuito de se controlar os sintomas. Na terapia psicológica é possivel conseguir bons resultados na comunicação, dando especial ênfase na autoestima da criança, resultando numa melhora na socialização. Mas é importante salientar que nesses casos é impresindível a criança estar medicada e com os sintomas mais controlados.
A participação da família e incentivo é muito importante. Pois o papel dela será dar suporte ao tratamento, fiscalizar se está usando corretamente os medicamentos e também na afetividade, essencial para a criança.

Um comentário:

Felipe Moreira disse...

Outro indicador, mais simples de se observar, da esquizofrenia infantil é a elaboração de amigos imaginários.
Toda criança fantasia, e muitas vezes cria cenários e famílias imaginárias inteiras, de acordo com seu convívio (isto é muito comum em filhos-únicos).
Só precisamos ficar atentos quando estes "amigos" começam a interferir na vida real da criança, influenciando seu comportamento, ações e emoções.